sexta-feira, 1 de junho de 2012

Usina Coruripe encerra a 7ª semana interna do meio ambiente e sustentabilidade

Encerrou-se nesta quinta feira a 7ª semana interna do meio ambiente e sustentabilidade promovida nos dias 29,30 e 31 em comemoração aos 10 anos da implantação e implementação do sistema de Gestão Ambiental da Usina Coruripe, durante três dias representantes de diversas áreas que envolvem setores do meio ambiente como: Dr. Anivaldo Miranda (SEMARH) Dr. Fernando Veras (IMA/AL) Mestre Marcelo Oliveira (Instituto Biotrópicos de Pesquisa em Vida Silvestre) e Dr. Clayton Ferreira Lino (RBMA) se reuniram para discutir os problemas que afetam os manguezais, o novo Código Florestal e as Politicas-sócio educativas.

De acordo com Dr. Anivaldo Miranda (SEMARH). “A legislação se tornou complexa por causa da superpopulação, e que a vida na terra corre um sério risco de desaparecer, isso se o ser humano não for capaz de compatibilizar o avanço da civilização, ou seja; nossa cultura em relação ao meio ambiente precisa ser mudada urgentemente”.

Foram discutidos ainda assuntos como; as queimadas de proporções criminosas, que afeta diretamente a camada de ozônio, e a emissão de gazes poluentes tendo como consequência as diversas mudanças nos fatores climáticos como, enchentes, tsunamis e o aumento da temperatura causando verdadeiras catástrofes.

Participaram ainda da semana Ambiental os parceiros, Eco Mangue, INAN, Batalhão de Policia Ambiental, RECOR (Restauração do Rio Coruripe) IDESE, CODEVASF, Batalhão de Guardas Ambientais de Coruripe e o IBAMA, as Escolas Liege Gama Rocha, Gutemberg, CEC, o Colégio José Buarque e a fundação Raimundo Marinho de Penedo estiveram presentes.

O gerente geral João Macedo e o Sr. Adalberto Diretor do Centro de Treinamento agradeceram a todos pela presença e falou da importância e responsabilidade que é para a Usina Coruripe Carregar o Selo ISO 14001, colocando a empresa no topo das mais qualificadas do País, No final ouve algumas homenagens feitas aos palestrantes e em seguida foram soltos no Rio Coruripe cerca deum milhão de Alevinos para reprodução da espécie.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Acusado de várias mortes é assassinado em Coruripe


Foi assassinado ontem por volta das 22h00min na Rua Pernambuco novo em vassouras, Erivan da Silva 30, (Vulgo Quirino) o mesmo residia no Bairro João Maria, Centro. Erivan foi atingido com vários disparos de PT 380, por indivíduos em um carro não identificado, de acordo com policiais que estavam de plantão,( Quirino) como era conhecido foi alvejado quando pilotava sua moto CG, na companhia de um amigo de nome Hugo, quando foram surpreendidos por elementos fortemente armados ficando no meio de fogo cruzado, segundo informações extraoficiais de testemunhas que não quiseram se identificar Hugo que vinha de carona pulou da moto ainda em movimento e mesmo ferido conseguiu escapar com vida, enquanto que Erivan não teve a mesma sorte.

Erivan da Silva (Quirino), foi preso recentemente no último dia 17, em uma ação conjunta entre os policiais da 11ª companhia de Policia Militar e Policiais do 89º Distrito por porte ilegal de arma, além de tentativa de assassinato a 15 dias de um Jovem conhecido como Diego no qual a vítima não resistiu e veio a falecer ontem pela manhã, Quirino estava em liberdade condicional há dois dias mediante habeas Corpus. Segundo a Policia ele ainda é acusado na morte de um menor no começo deste ano na Praça José Agapito Ferreira em Vassouras e de Manoel Aparecido dos Santos, 54 anos conhecido como “Mané” deficiente físico que residia no conjunto Joaquim Beltrão (Quilombo) em abril desse ano e foi assassinado na porta de casa.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Projeto de piscicultura em Coruripe deve iniciar na primeira quinzena de junho

por Assessoria
O secretário municipal de Turismo e Pesca, Manoel Santos, esteve reunido nesta terça-feira (29), com o gerente agrícola da Usina Coruripe, Cícero Augusto, onde apresentou o projeto arquitetônico de ponto de apoio e escadaria para uso da barragem da usina cedido ao projeto “Desenvolvendo a Piscicultura em Coruripe”, que está previsto para iniciar na primeira quinzena de junho.

Trinta famílias, sendo, 15 alunos do Projovem Rural da Pindorama, e as demais da Associação dos Ostreicultores de Barreiras (Aobarco), estão envolvidas. O projeto é emenda parlamentar, do deputado federal Joaquim Beltrão, através do Ministério da Pesca e Aquicultura e contrapartida de 15 mil reais da Prefeitura de Coruripe, totalizando o valor de 414 mil reais.

“Para iniciar o projeto estamos esperando chegar cento e dez tanques-rede, ração e alevinos, nesta primeira quinzena. Chegaram frízeres, balança, caixas térmicas, cordas, baldes e outros utensílios”, disse o secretário da pasta, Manoel Santos.

O projeto vai receber mais 100 tanques-rede, já a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai doar 30 mil alevinos por mês, inteirando 360 mil alevinos durante a execução do projeto de um ano.

“Após a criação dos alevinos as famílias integradas no projeto vão comercializar o produto. São ações como essas que permitem geração de renda e o desenvolvimento da piscicultura em Coruripe”, frisou o prefeito Marx Beltrão.

O Projeto

Ao todo serão disponibilizados 210 tanques-rede, a coordenação do projeto abrange a Secretaria Municipal de Turismo e Pesca e a Agência de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável de Coruripe (Adelisco). Estão envolvidos na ação, a Codevasf, Governo do Estado, Usina Coruripe, Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A Prefeitura de Coruripe contratou empresa para prestar assessoria técnica e empresarial na atividade.

Comissão de delegados se concentra nas investigações

Quinze dias após o desaparecimento das amigas Maria Eduarda dos Santos, 14, e Cíntia Santos da Silva, 15 duas adolescentes que desapareceram no último dia 14 desse mês e que uma semana depois foram encontradas mortas em um canavial em estado avançado de putrefação.
 A investigação pouco avançou, com um suspeito preso e evidências superficiais, o caso é cercado de vários mistérios e incongruências, enquanto isso; Raphael Lima aguarda a prisão temporária de 30 dias a espera do laudo pericial feito no Punto de propriedade do acusado, de cor prata e placa NML-5057, de Coruripe/AL, além da quebra do sigilo telefônico, prova essa crucial para as investigações.
 A prisão poderá ser ainda prorrogada por mais 10 dias se for necessário, para isso uma comissão formada por três delegados foi nomeada pelo Delegado Geral da Polícia Civil, José Edson Freitas, para desvendar o caso, nomes conhecidos na investigação como: José Carlos Salles, Thomaz Acioly e Rubens Natário , ambos comandam o inquérito, várias pessoas já foram ouvida e mais testemunhas deverão ser chamadas para depor na tentativa de montar o quebra cabeça e elucidar o crime.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...