sábado, 19 de maio de 2012

Fim da angústia: mutirão faz busca minuciosa e encontram as adolescentes desaparecidas


Populares da cidade de Coruripe encontraram, na manhã deste sábado (19), os corpos de Maria Eduarda dos Santos, 14, e Cíntia Santos da Silva, 15. As amigas que desapareceram no último dia 10, ao sair de suas residências para ir à farmácia. Elas foram vistas pela última vez nas imediações do Posto Liberal, indo em direção ao Centro.

Os corpos de ambas foram encontrados por uma equipe que faziam buscas numa região de mata fechada e difícil acesso a alguns quilômetros do centro de Coruripe, em terras pertencentes à usina Guaxuma, denominado bomba 19. As autoridades policiais civis e militares receberam as primeiras informações que dois corpos teriam sido encontrados e deslocou uma equipe até o local para a realização dos primeiros levantamentos.

Após constatar o fato, os corpos foram encontrados por volta das 11h10min em avançado estado de decomposição e, ao que tudo indica, serão necessários exames de DNA para posterior identificação, nos primeiros levantamentos realizados foram encontrados junto os corpos das vítimas pertences pessoais como: os celulares, uma toalha pequena com o nome da vítima bordado, carteira com uma pequena quantia em dinheiro que seria para comprar o remédio da mãe, além de uma sacola com um vestido vermelho a qual iria ser trocado na loja.

Nos primeiros levantamentos a pericia constatou perfurações de bala nas mãos, e na nuca de uma das vítimas caracterizando assim crime de execução. Com a chegada do Instituto de criminalística, os corpos foram encaminhados para o Instituto Médio Legal (IML) em Maceió na tarde deste sábado.

Participaram das buscas além dos familiares, amigos, motoqueiros, Comerciantes da Cidade, Polícia militar, Polícia Civil e o Batalhão de Guardas Ambientais de Coruripe, (INAN).


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Últimas notícias : Delegado responsável pelo caso das adolescentes recebe conselheiros tutelares






Na manhã desta sexta feira 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-juvenil, o Conselho Tutelar de Coruripe e conselho Municipal juntamente com  o batalhão de guardas ambientais, realizaram uma manifestação pelas principais ruas da Cidade com o apoio de diversos seguimentos da sociedade. A caminhada terminou em frente ao 89º distrito Policial, e foi acompanhada por populares além de familiares das adolescentes  Maria Eduarda dos Santos, 14, e Cíntia Santos da Silva 15,  empunhando faixas e cartazes com as fotos das garotas desaparecidas desde o última segunda feira dia (14)

Os motivos da manifestação foi justamente cobrar mais empenho nas investigações e pressa no esclarecimento dos fatos, O delegado responsável pelo caso José Carlos Salles recebeu uma comissão formada pelos membros do conselho Tutelar e a imprensa local e alagoana em seu gabinete  para esclarecer os fatos pelos quais resultaram nas prisões de Raphael Lima e Darlan da Silva realizadas na noite  ontem.

Segundo o delegado, surgiram novos fatos e nos depoimentos os suspeitos Rafael Lima e Darlan da Silva acabaram entrando em contradições por isso tiveram suas prisões decretadas temporariamente por 30 dias, passando de depoentes a suspeitos, mediante os fatos, pesa contra eles a acusação de sequestro e cárcere privado uma vez que não apareceram os corpos, eles foram encaminhados a capital para fazer exame de corpo de delito, em seguida conduzido a regional de Penedo por questão de segurança. Como houve prisão, à polícia tem 10 dias para concluir o inquérito podendo prorrogar por mais 10 se for necessário para conseguir elementos probatórios a fim de substanciar o inquérito e dar continuidade às investigações para sua conclusão, será pedido à quebra de sigilo telefônico e feita a triangulação dos  mesmos, aguardaremos o laudo da perícia feita no veiculo que segundo a mesma já foi comprovado que o carro foi lavado.

Conforme o Delegado, Raphael Lima já responde por outros inquéritos como desacato ao Juiz da Cidade, Dr. Sóstenes Alex Costa de Andrade e tentativa de estupro não consolidado, o advogado do mesmo Leonardo de Moraes, deve entrar com um pedido de abes corpos nas próximas horas para que o mesmo responda em liberdade.

Para o advogado Dr. Carlos, a prisão de Darlan da Silva é arbitraria mediante os depoimentos das testemunhas que segundo ele é inconsistente e existe incongruência não contribuída para o convencimento que o seu cliente teve participação no delito, e por isso será impetrado nas próximas horas um pedido de revogação da prisão.

Clima de revolta   


Logo após prisão dos suspeitos de envolvimento no sumiço das duas jovens, dezenas de pessoas se reuniram  em frente à sede da Polícia Civil em clima de revolta. Segundo os agentes de plantão, várias pessoas aguardavam a saída dos mesmos com pedras. Temendo uma invasão o delegado de plantão, José Carlos Sales dos Santos, solicitou à Polícia Militar o envio de uma tropa do Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes) e a transferência dos presos para a Delegacia Regional de Penedo. Antes da transferência, os dois presos foram levados ao Instituto Médico Legal (IML), em Maceió, para realizar exame de corpo de delito.


Acompanhe o caso

Na última segunda-feira (14), as adolescentes Maria Eduarda dos Santos, 14, e Cíntia Santos da Silva, 15. As garotas saíram de casa que fica, localizadas na Fazenda Areias, em Coruripe, para irem à farmácia e não mais retornaram. Os pais das meninas ficaram desesperados e procuraram à imprensa para denunciar o desaparecimento.

As meninas foram vistas pela última vez nas imediações do Posto Liberal indo em direção ao Centro. Emerson Gouveia, amigo das famílias das meninas, disse que viu as garotas entrando em um carro de cor prata.

 Amigos e parentes se mobilizaram em Coruripe a fim de localizar as garotas. No entanto sem obter sucesso até o momento, não há informação que possam levar as famílias ao paradeiro de Cíntia e Maria Eduarda. Aflitos e muito angustiados, mas sem perder as esperanças, os pais das meninas pedem quem obtiver alguma informação sobre o paradeiro de suas filhas entrem em contato com a família.
 

Esse não é o primeiro caso de desaparecimento que acontece em Coruripe, em 29 de março de 2011 a Cidade viveu um episódio igual com o sumiço das irmãs Cícera Beatriz dos Santos e Samara Oliveira dos Santos, de 12 e 14 anos, as duas foram vistas também entrando em um carro de cor prata, quando ambas se dirigiam para o Colégio por volta das 12h30minhs na ocasião buscas foram feitas e mutirões organizados, porém a história teve um desfecho trágico, as duas foram encontradas 24 dias depois mortas em terras de uma fazenda localizada no povoado Lagoa do Pau em estado avançado de decomposição.

Algumas testemunhas foram ouvidas na época, porém nenhum suspeito foi indiciado ou preso, o caso já fez um ano em março deste ano e segundo os Pais das jovens nenhuma solução até o momento foi apresentada a eles A Polícia Civil investiga ainda se há ligação entre os dois casos pelas mesmas semelhanças.




quarta-feira, 16 de maio de 2012

Emancipação: Coruripe completa 120 anos de história


No segundo mandato, o prefeito Marx Beltrão (PMDB) anunciou algumas ações realizadas no município de Coruripe, nesta quarta-feira (16), em comemoração a emancipação política. Macrodrenagem muro de arrimo, abertura e pavimentação da Rua Edalmo de Lima Castro, revitalização dos canteiros centrais da cidade, recuperação e reforma da Escola Municipal Cláudio Daniel Gama Amorim, entre outras ações.






O evento coordenado pela secretária de Cultura, Thereza Beltrão, teve início com hasteamento das bandeiras, apresentações culturais pela manhã e bolo para comemorar a nova idade da cidade, na Praça Doutor Castro Azevedo, Centro.

Na oportunidade, o prefeito entregou de forma simbólica a abertura e pavimentação da Travessa Calazans II, pavimentação da Rua Eulália Conceição Soares e pavimentação da Rua Professora Maria das Virgens Vasconcelos.

“Posso falar que estou realizado como prefeito de Coruripe. Meu último ano de mandato e a cada aniversário desta cidade, eu enquanto administrador municipal puder trazer ao povo cururipense a oportunidade de novas escolas, mais pavimentação, asfalto, entrega de postos de saúde e ambulâncias, oportunidade de emprego e renda e tantas outras realizações que conquistamos juntos”, lembrou Marx Beltrão.

Toda a programação foi acompanhada ao vivo pelo programa Cidadania, da rádio Jovem PAN, com o radialista França Moura, por meio de unidade móvel. França entrevistou o prefeito e o deputado estadual João Beltrão.

Através do Departamento de Água e Esgoto Sanitário (Daesc), a Prefeitura divulgou a ampliação da rede de abastecimento de água com 1.200m de tubulação, no povoado Ponta da Asa, reforma das caixas de água dos povoados Miai de Cima, Mangabeiras e Poxim, instalação de mais um poço artesiano para melhor abastecer o Centro da cidade.

À tarde desfile cívico de vinte escolas municipais com o tema: Novas Conquistas, Novos Desafios: Um Exercício de Cidadania. A programação contou com a participação de fanfarras dos municípios de Craíbas, Olivença, Junqueiro e Dois Riachos. O público pôde conferir a apresentação de a fanfarra Construir o Futuro, banda de música José Azevedo Vasconcelos, fanfarras Dom Constantino, Mirim Halleyxiandro Oliveira Lessa e São José do Poxim. A Secretaria Municipal de Educação prestou apoio às escolas municipais.


A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Eventos realizou o encerramento da 1ª Copinha Coruripe entre quatro equipes no Estádio Municipal Gérson Amaral sagrando-se Campeão Cururipense os Argentinos do bairro vassouras, Participaram ainda da solenidade os párocos, Edinaldo da Silva Santos e José de Oliveira, respectivamente, paróquias Centro e Pindorama, secretários e vereadores do município e a população.

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) reforçou equipe para garantir tranquilidade no trânsito. O encerramento será à noite com show musical das bandas Forró dos Balas e Brasas do Forró, no Clube do Povo, a partir das 21h.



Polícia realiza diligências afim de desvendar o caso das adolescentes


Durante a tarde de ontem dia 16, a Polícia Civil informou a reportagem do cada Minuto que ouviu algumas testemunhas em depoimento a fim de desvendar o mistério que envolve o desaparecimento das adolescentes Maria Eduarda dos Santos, 14, e Cíntia Santos da Silva 15, Ambas as garotas saíram de suas residência para irem à farmácia e não mais retornaram, as mesmas foram vistas pela última vez nas imediações do Posto Liberal indo em direção ao Centro. De acordo com a Polícia existem duas linhas de investigação que provavelmente uma delas levará a solução do caso.
Entre os depoimentos, a polícia ouviu como declarante Raphael Lima, que espontaneamente entregou as chaves e o seu carro um automóvel Punto, de cor prata e placa NML-5057, de Coruripe/AL deixando o mesmo a disposição da justiça afim de que seja periciado e que possa contribuir com as investigações, de acordo com o Delegado Dr. José Carlos Salles o resultado da perícia pode durar no máximo 15 dias.
Segundo o advogado do depoente Dr. Leonardo de Moraes, o mesmo foi impedido de ter acesso aos autos do processo, ocasionando assim a violação a sumula vinculante 14 do STF. Mostrando-se indignado, o mesmo falou que se o impedimento persistir será impetrado um mandado de segurança.
Para o Delegado Dr. José Carlos Salles a única razão pelo qual o mesmo não teria acesso naquele momento aos autos, é simplesmente porque não existe suspeito, “o rapaz foi ouvido como declarante, quando houver um suspeito ele terá acesso ao processo declarou”.
Enquanto isso para a família, quanto mais o tempo passa, mais a angustia vai aumentando com a ausência de noticias, para a polícia ainda existe um fio de esperança de encontra-las com vida, “para isso estamos trabalhando dia e noite” completou o chefe de serviço. Hoje pela manhã serão ouvidas mais testemunhas a fim de tentar localizar o paradeiro das garotas.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Polícia procura Jovens desaparecidas em Coruripe



Estão desaparecidas desde ontem (14), as adolescentes Maria Eduarda dos Santos, 14, e Cíntia Santos da Silva, 15. As garotas saíram de suas residências, localizadas nas terras da Fazenda Areias, na cidade de Coruripe, para ir à farmácia e até hoje não retornaram. Os pais das meninas estão desesperados e procuraram à imprensa para denunciar o desaparecimento.
As meninas foram vistas pela última vez nas imediações do Posto Liberal indo em direção ao Centro. Emerson Gouveia, amigo das famílias das meninas, disse que viu as garotas entrando em um carro prata.
 Amigos e parentes estão se mobilizando em Coruripe a fim de localizar as garotas. No entanto, até o momento, não há informação possam levar as famílias ao paradeiro de Cíntia e Maria Eduarda. Aflitos e muito angustiados, mas sem perder as esperanças, os pais das meninas pedem quem obtiver alguma informação sobre o paradeiro de suas filhas entrem em contato com eles.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

SMTT aplicará multas em motoristas de transportes alternativos que desrespeitarem a lei



A SMTT de Coruripe realizou na noite desta segunda-feira 14, uma reunião com os representantes de cooperativas de transportes alternativos na sede do órgão, que fica localizada na rua das oliveiras no Centro, onde representante das três associações estiveram presentes. O objetivo da reunião foi esclarecer de que forma será trabalhado o tráfego de veículos alternativos que circulam no município como: Taxi, Kombi e Vans.




Entre as discussões mais abordadas, é que alguns Taxistas estariam se recusando a irem para algumas localidades, outra questão são os carros que estariam trafegando com placa cinza sem o adesivo da SMTT, de acordo com o secretário Jesse James Viana” os motoristas que estiverem com alvará da Prefeitura terão 30 dias a parti do dia 15/05/2012 para regularizar a situação, aqueles que não quiserem se adequar a lei serão abordados, notificados e terão o carro recolhido, a lei existe e ela será comprida custe o que custar afirmou o mesmo”.

                                              
O secretário falou ainda, que teria recebido denuncia que lotações clandestinas estaria circulando na cidade principalmente em dias de feira e prometeu intensificar a fiscalização, ficou decidido que estaria proibido taxistas trabalharem trajando bermudas ,apenas por uma questão de ética.







domingo, 13 de maio de 2012

Polícia prende Acusados pelo assassinato de criança de 8 anos em Neópolis


por : Aqui Acontece

A população do município de Neópolis está revoltada com o crime que vitimou fatalmente a pequena Josivânia Alves dos Santos, de apenas 8 anos de idade. Pouco tempo depois do corpo da garota ter sido localizado, a Polícia Civil prendeu o padrasto da vítima, Wanderson Silva dos Santos, conhecido como "Júnior", 23 anos, e Genivaldo da Conceição, 26 anos, conhecido como "Geninho", ambos confessaram o crime.

Desde a última segunda-feira, 7 de maio, que a pequena Josivânia Alves, estava desaparecida. O corpo da garota foi encontrado com sinais de tortura e de abuso sexual na manhã desta quinta-feira, 10 de maio, dentro de um saco plástico jogado em um terreno baldio do povoado Alto Santo Antônio, local em que a vítima residia com a mãe, o padrasto e outros três irmãos.

De acordo com as informações policiais, durante as investigações do caso, pessoas que conhecem a família de Josivânia Alves contaram que o padrasto da menina dizia na rua que sentia ódio por ela. Ainda segundo a polícia, antes do corpo ter sido localizado, o acusado chegou a declarar que não precisava chamar a polícia porque Josivânia “era como um cachorro que gostava de sumir, mas depois reaparecia”.

Em depoimento prestado na tarde desta quinta-feira, 10, os acusados confessaram o crime e contaram detalhes de como tudo aconteceu. O padrasto da criança teria arquitetado a morte de Josivânia. Ao ser interrogado, Genivaldo da Conceição, contou que receberia R$ 1 mil para ceifar covardemente com a vida da garota.

Já Wanderson Silva, contou para a polícia que o crime foi cometido ainda na segunda-feira, 07, dia em que a garota desapareceu. Demonstrando frieza, o padrasto da criança, declarou que convidou a Josivânia para ir até o matagal com a desculpa de que iriam tirar manga. No meio do mato, Wanderson teria dado uma rasteira na garota e em seguida a amarrado em um cajueiro.

O acusado contou ainda que deixou a vítima amarrada em uma árvore e saiu para chamar o amigo que se encontrava próximo ao local bebendo com outras pessoas. Ao chegar na área onde Josivânia estava, Genivaldo teria abusado sexualmente da criança e a pedido do padrasto da menor teria a assassinado por enforcamento. Antes de ser assassinada, a criança ainda teria sido espancada.



Os acusados estão detidos na Delegacia de Neópolis e devem ser transferidos para um presídio da capital nos próximos dias, local em que permanecerão a disposição da justiça.

Conselheiros tutelares são empossados em Coruripe

Esta semana foi empossado Welliton da Silva Moura, Antônio Lessa Satil da Silva, Erika Estefânia Lessa da Silva, Erijane Gonçalves Castro e Paulo Alberto dos Santos, eles são os novos conselheiros tutelares de Coruripe. Foram diplomados pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Agapito Santana, nesta quinta-feira (10), no auditório da Câmara de Vereadores.

O prefeito Marx Beltrão realizou a assinatura de convênio com o CMDCA, orçado em 159.800,00, destinado ao Fundo para Infância e Adolescência (FIA/Coruripe). Os recursos englobam ações que serão destinadas a projetos sociais e atividades, que são realizadas em oito Organizações Não-Governamentais (ONGs), que englobam o município como todo.

“Os projetos acompanhados pelo CMDCA são referência no Brasil, pela transparência e resultado. Por isso, a cada ano aumentamos os recursos no segmento da criança e do adolescente, por entender o quanto é necessário manter política pública voltada para o setor”, assegurou o prefeito.

Na solenidade ocorreu à leitura da ata da eleição de Conselho Tutelar, leitura do juramento, apresentação dos jovens do projeto Construir o Futuro, da Associação Renascer do distrito de Pindorama.

De acordo com o diretor de políticas públicas para a criança e o adolescente, Weliton Vasconcelos, a expectativa é atender mais de mil crianças e adolescentes. “Ano passado foram atendidos 850. Vamos superar as expectativas graças a grande parceria da Prefeitura. Os gestores municipais deveriam conhecer as ações realizadas em Coruripe e passar a dar mais valor ao CMDCA e ao Conselho Tutelar”, acrescentou.

Estiveram presentes o presidente do Fórum Estadual dos Conselhos Tutelares de Alagoas, José Edmilson de Souza, secretários e vereadores do município, representantes de associações e projetos sociais.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...