Historia de Coruripe


Coruripe

O município de Coruripe situa-se na Costa dos Coqueiros, litoral sul do Estado de Alagoas, entre os municípios de Jequiá da Praia e Feliz Deserto, banhado pelo Rio Coruripe, que deu o nome ao município, está aproximadamente a 90 km da capital, Maceió. É conhecido como 'Paraíso das Águas' e destacamos sua redondeza repleta de belezas naturais espalhadas por toda a zona, praias de grandes extensões e várias lagoas ressaltaram a Lagoa Poxim e a Lagoa do Pau. Sua costa é bastante frequentada pelos amantes do mergulho e do sub mariníssimo, com exuberantes piscinas naturais formadas entre os recifes de corais é também um lugar onde foram encontrados importantes naufrágios.
HISTORIA CORURIPE

Os primeiros habitantes do município de Coruripe foram os índios Caetés, famosa tribo canibal que habitou toda a zona banhada pelo rio Coruripe, conhecido pelos índios como Cururugi, que deu o nome ao município.

Posteriormente foi colonizada pelos náufragos que sobreviveram ao massacre dos índios Caetés, que devoraram a D. Pedro Fernandez de Sardinha, primeiro bispo do Brasil, no século XVI.

Anos mais tarde, foi invadido pelos portugueses graças a sua excelente localização, em um lugar repleto de zonas úmidas que facilitavam a agricultura, e por estar banhado pelas águas do Oceano Atlântico com uma grande riqueza em produtos do mar. Também foi invadido pelos holandeses.

Graças a sua privilegiada situação e a sua riqueza natural foi um lugar povoado desde seu descobrimento, que cresceu rapidamente ao longo da sua história. A meados do século XIX tornou-se independente da Vila de Poxim, a qual havia pertencido desde o início. No ano de 1866 foi elevada à categoria de Vila, e anos mais tarde, em 1892, à categoria de Cidade.

Atualmente o turismo está convertendo-se em uma das principais fontes de renda, sem esquecer-se da agricultura e da pesca, principais fontes de economia desde suas origens.
Durante todo o ano é visitado por milhares de turistas que buscam em suas belas lagoas e praias, a maioria selvagem e pouco urbanizada, o lugar ideal para descansar e relaxar nas suas férias e praticar uma grande variedade de atividades náuticas.

PASSEIO TURÍSTICO CORURIPE

Igreja Matriz de Sant'Anna - Coruripe - A Igreja Matriz de Sant'Anna foi construída no século XVIII, sobre os restos de um antigo santuário, na atual Praça Narciso de Andrade. Foi aberta aos fiéis no ano de 1761 e destacamos sua torre campanário de estrutura quadrada que sobressai a um dos lados da sua fachada principal. Merece mencionar a inscrição situada no seu frontispício, 'Sant'Anna Socorre os Miseráveis'.

Convento Nossa Senhora da Conceição - Coruripe - O Convento Nossa Senhora da Conceição, foi construído a meados do século XV pelos padres Franciscanos em homenagem à padroeira da cidade. É um dos monumentos mais importantes e visitados por milhares de turistas que chegam ao município durante todo o ano. Situa-se no alto do Morro Itaguaçu, lugar com umas maravilhosas panorâmicas da cidade e de toda a zona.

PRAIAS CORURIPE

Praias Toda a costa do município de Coruripe estende-se ao longo de vários quilômetros, desde a praia do Pituba até a praia do Poço, e está formada por belas praias com recifes de corais, aquários naturais e lagunas. São em sua maioria praias selvagens e existem para todos os gostos, desde praias tranquilas com areia fina e águas calmas ideais para o banho, até praias selvagens com fortes ondas, preferidas pelos amantes da paz e da tranquilidade.

Praia do Pituba A Praia de Pituba é uma praia de mar aberto e com fortes ondas, não está indicada para o banho. Seu principal acesso é a pé, através da praia da Lagoa do Pau. De areia clara e fina, com recifes de corais e zonas rochosas.

Praia da Lagoa do Pau A Praia da Lagoa do Pau situa-se na desembocadura do Rio Pau, onde se formam lagoas rodeadas de Mata Atlântica que dá o nome a praia, muito frequentada pelos banhistas. Caracteriza-se por suas areias finas e águas com fortes ondas, sobretudo nas altas marés, lugar muito frequentado pelos amantes do surf. Ao longo de todo o calçadão destacamos os pequenos bares onde podemos refrescar-nos.

Praia Pontal de Coruripe A Praia Pontal de Coruripe é uma praia semiurbana, uma das mais visitadas pelos turistas. Pelo seu calçadão se podem observar os numerosos barcos e jangadas, embarcações típicas do Brasil, utilizadas para passeios com os turistas ao longo de toda a costa e por suas belas lagunas. Em um dos lados da praia destaca-se um farol, utilizado para avisar aos navegantes da presença de recifes de corais poucos metros da costa, onde se formam belas piscina naturais cheias de peixes coloridos, lugar ideal para os amantes do mergulho e do banho.

Batel A Praia do Batel forma uma ferradura e está localizada na desembocadura do Rio Coruripe. Pouco frequentada pelos turistas.

Barreiras A Praia de Barreiras está localizada na desembocadura do Rio Coruripe. Com areia escura e repleta de coqueiros. Seu acesso se faz através da Praia Miai de Cima, ou pelo rio nas marés baixas.

Praia do Miai de Cima A Praia de Miai de Cima é um belo e extenso areal deserto rodeado de coqueiros, com areia fina e águas com fortes ondas. Estende-se por 7 km e é muito frequentada pelos amantes da tranquilidade e do extenso calçadão que se prolonga até a praia de Miai de Baixo.

Praia do Miai de Baixo A Praia Miai de Baixo é uma praia selvagem de 8 km de extensão, pouco frequentada e localizada ao sul da Praia Miai de Cima. Com areia fina e escura, águas com fortes ondas, não está indicada para o banho.

Praia do Poço A Praia do Poço forma uma enseada selvagem cheia de coqueiros e com fortes ondas. Seu acesso é feito a pé através da praia de Miai de Baixo e nas suas proximidades está visivelmente localizado um naufrágio, nas marés baixas. É muito visitada pelos amantes do sumaríssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...