segunda-feira, 27 de agosto de 2012

MEC fala que não negocia mais com professores

por / Veja


Os ministérios da Educação e do Planejamento emitiram nesta sexta-feira um comunicado reafirmando que não haverá reabertura de negociações com os professores das universidades federais em greve há cem dias.
As pastas destacaram que um acordo já foi assinado com Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) no início do mês. No entanto, outras entidades sindicais alegam que a Proifes representa a minoria dos docentes, o que invalidaria o acordo.
Na quinta-feira, a presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Marinalva de Oliveira, protocolou em Brasília uma contraproposta à oferta feita pelo governo. No documento, a categoria abre mão do aumento salarial, acatando o piso de 2.000 reais apresentados pelo governo federal, ficando 500 reais abaixo do valor pedido pelos professores.

Em troca, pede a reestruturação da carreira docente. O Andes pede que, a cada degrau de progressão, os professores recebem aumento salarial de 4% – antes, o percentual desejado era 5%.
Apesar da contraproposta, o governo considera as negociações encerradas desde que assinou o acordo com o Proifes. "As entidades sindicais que não assinaram o acordo podem fazê-lo a qualquer momento. Entretanto, o orçamento do Ministério da Educação já foi encaminhado ao Ministério do Planejamento com a proposta negociada e está em processamento. Não há possibilidade de reabertura de negociações ou de análise de qualquer outra contraproposta que altere o acordo já assinado", diz o governo no comunicado desta sexta-feira.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...