domingo, 26 de agosto de 2012

Renan volta a aparecer na lista das maiores “lideranças” do Congresso Nacional”


por / Assessoria



Brasília, DF –  O senador Renan Calheiros, líder da bancada do PMDB, volta a figurar na lista dos parlamentares destacados pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como um dos mais influentes do Brasil. A lista, divulgada em sua 19ª edição, indica os senadores e deputados federais que conseguem “se diferenciar dos demais parlamentares no exercício de suas funções públicas”.

O Diap realiza anualmente sua lista dos “100 Cabeças do Congresso”. Os atributos que medem a atuação desses parlamentares são, entre outros, sua capacidade de conduzir debates, negociações, votações; competência para articular o consenso e formular propostas; serem capazes, isoladamente ou em conjunto com outras forças, de criar o seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

O diretor do Diap e coordenador da publicação, Antônio Augusto de Queiroz, destaca Renan por sua experiência e trajetória política desde o movimento estudantil. Outro ponto que sinaliza para o senador alagoano é que ele foi o autor da proposta que tornou facultativo o voto aos 16 anos na Constituinte. “Renan é um parlamentar articulado, com forte trânsito e de boa formação”, pontua Queiroz.
 A edição 2012 do Diap também leva em conta na avaliação do líder do PMDB sua atuação quando chegou à Presidência do Senado. “Ele foi responsável pelo processo de modernização  da Casa. Além disto, é um dos operadores no Congresso em matérias de justiça, segurança e cidadania”, enfatiza o coordenador da publicação.

Outros projetos do senador também são destacados na publicação, como a Medida Provisória que regulamentou o pagamento de benefícios a anistiados políticos; o Bolsa Família, que ele relator e se transformou no principal programa social do governo Lula; a aprovação do Estatuto do Desarmamento e a realização do referendo sobre a proibição da comercialização de armas de fogo no Brasil.
Por último, o diretor de documentação do Diap pontua Renan por ser presidente do PMDB de Alagoas e um importante aliado do governo da presidente Dilma no Parlamento. Na sua avaliação final, o senador de Alagoas, que foi ministro da Justiça durante um período do governo de Fernando Henrique Cardoso, destaca-se como “debatedor” na lista dos “100 Cabeças do Congresso Nacional”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...