quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Coruripe se prepara para a festa do Mastro



Esta semana uma equipe responsável pela retirada do mastro que servirá para hastear a bandeira de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Coruripe fizeram uma visita a uma reserva de mata Atlântica pertencente à Usina Guaxuma, a equipe comandada por João José Barreto conhecido como (Porco Espinho) e seu companheiro Gilmar teve como principal objetivo escolher o local e separar as mudas que serão plantadas além de preparar a trilha para facilitar o acesso.
Apesar do novenário só começar a partir do dia 29 de novembro a tradicional busca do mastro acontece sempre no terceiro domingo de novembro com uma grande festa seguindo todo um ritual de fé e devoção envolvendo toda a comunidade. A tradição se estende a centenas de anos, sempre animada com os tradicionais noiteiros dividido por secretarias. A festa recebe em média cerca de  mil e quinhentas pessoas por noite e encerra-se no dia 8 de dezembro com uma grande procissão.

Conforme João José Barreto (Porco Espinho) a escolha esse ano não foi tão difícil e será praticamente próximo do local que foi retirado o do ano passado denominado de bomba 15, a concentração acontecerá no próximo dia 18 de novembro as 07h00min em frete a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e logo após a benção que será impetrada pelo Padre Ednaldo a comitiva segue até a mata para retirar o mastro.
No apoio órgãos como a SMTT, Batalhão de Guardas Ambientais (INAN) Representantes do IBAMA, Polícia Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente e representantes da Usina Guaxuma estará participando do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...