domingo, 18 de novembro de 2012

“Festa do mastro” Tradição e fé em Coruripe


Neste domingo 18, aconteceu a tradicional busca do mastro, o qual é realizado todos os anos durante mais de um século e sempre no terceiro domingo de novembro. A tradicional festa que acontece  pelo menos  a cento e vinte e três anos pela comunidade local  tem as mesmas características de outra festa popular bastante conhecida. “O círio de Nazaré” em Belém do Pará, aqui a tradição do mastro acontece poucos dias antes que  antecede a festa de Nossa senhora da Conceição o qual começa no próximo dia 29 e estende-se até o dia 8 de Dezembro.
Sempre com a participação da comunidade, à busca do mastro é vista não só como um momento de fé onde as pessoas aproveitam para fazer suas preces e pagar  promessas de graças que acreditam terem recebidas, mais também como um programa atrativo onde o cristão tem por obrigação se encontrar todos os anos.
Para o teólogo Márcio Barreto, formado pela Universidade CESMAC em alagoas e com especialização na PUC, conhecedor e pesquisador no assunto. A tradição do mastro e a festa da padroeira começaram na chegada da imagem de origem francesa vinda de Portugal desembarcando no extinto porto das barcaças nas vassouras no ano 1900 à partir daí começaram os festejos em devoção a Maria em uma pequena capela no alto da colina que foi consumida por um incêndio destruindo assim junto com ela a primeira imagem feita de madeira. Hoje no local da antiga capela fica localizado a Matriz de Nossa Senhora da Conceição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...